Visita SP Urbanismo no Esperia

O Clube Esperia recebeu representantes da SP Urbanismo e da Associação Comercial de São Paulo para uma visita especial que celebrou sua história e sinalizou seu papel no futuro da mobilidade urbana. Durante o encontro, foram apresentados o acervo histórico do clube e o projeto PlanHidro, que prevê o uso do transporte hidroviário na capital até 2033

Recebemos na quinta-feira, 24 de abril, importantes representantes da cidade de São Paulo para uma visita especial. Estiveram presentes o Diretor-Presidente da SP Urbanismo, Pedro Martin Fernandes, o Assessor do Presidente, Silvio Furquim e o Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Norte, Antonio Carlos Stefano. A comitiva foi recebida por Carlos Henrique Lemos, vice-presidente social do Esperia, e por André Bertin, historiador do clube.

O objetivo do encontro foi apresentar as instalações do clube e compartilhar um pouco da trajetória do Esperia, especialmente sua relação com o rio Tietê, onde nasceu como clube para a prática do remo em 1899. Durante a visita, André Bertin conduziu um tour pelo acervo histórico do clube, destacando a importância do Esperia para o desenvolvimento esportivo e cultural da região.

A ocasião também marcou um passo importante para o futuro: o presidente da SP Urbanismo, Pedro Martin Fernandes, compartilhou seu projeto de transporte hidroviário pela cidade de São Paulo, o PlanHidro, cuja ideia é começar a viabilizar o transporte no Rio Pinheiros nos próximos dez anos, com os projetos básicos, licenciamentos e começo das operações até 2033. Ele também anunciou que o Esperia foi escolhido para ser uma das estações do trajeto, justamente por sua localização estratégica e valor histórico. 

Em entrevista ao jornal O Globo, Pedro Martin caracteriza o projeto como útopico, mas necessário. “É utópico? Talvez, mas tem que ser, assim como foi o projeto da Billings, que era um projeto utópico que mudou a infraestrutura da cidade. Esse é um projeto utópico do século XXI para reverter algumas mentalidades de infraestrutura, para permitir todos os usos possíveis a partir das águas”, disse. 

Como forma de agradecimento, Pedro Martin e Silvio Furquim foram presenteados com camisetas do clube — um símbolo da parceria que se desenha entre a memória do passado e a inovação para o futuro da mobilidade urbana na capital.